top of page
boca.jpg

"Publicitário, comunicador e cineasta.

 

Apaixonado por comunicação e pelas artes. 

 

    Amante e praticante do surf, skate e natação."

IMG_7075.JPG

 "Iniciando uma diária de filmagem , energia criativa."

"Dia de ondas perfeitas em Maresias. Renovando a energia e as idéias."

Resumo sobre a minha vida pessoal e profissional

 

Meu nome completo é Flávio Carvalho Helcias de Oliveira, sou natural de São Paulo.

Cresci num ambiente onde a realização audiovisual era presente, meu pai filmava e fotografava desde os anos 1950. Administrador de empresas que tem na fotografia e no cinema a sua diversão. Acompanhei suas filmagens com sua Bolex 16mm e fotos com suas câmeras Nikon, desde a inserção do negativo nas câmeras até a revelação e projeções que aconteciam nos finais de semana, com a platéia familiar reunida.

Meus primos são da geração de pioneiros do surf em Santos e São Vicente no litoral sul de São Paulo e também  primeiros brasileiros que foram para o Hawaii em busca das suas ondas perfeitas. Na volta do Hawaii no início dos anos 70 eles troxeram um prancha de surf , meu pai comprou deles ,  passou a aprender a surfar e a me ensinar. Esta é a origem da minha paixão pelo surf e pelas artes audiovisuais.

Quando criança , na transição para o vídeo, ele comprou uma câmera VHS que permitia o insert de áudio e tinha recursos básicos de edição no VT externo , então após as filmagens eu editava clipes e inseria o som da época. O trabalho que me marcou na escola, foi um documentário que fiz com um colega que também tinha equipamento de vídeo, sobre nossa visita com a classe ao Instituto Butantã e ao apiário da Universidade de São Paulo. Filmamos, entrevistamos, editamos , sonorizamos, legendamos e apresentamos. Não havia video na escola nessa época , então levamos nossa TV e o Videoplayer...foi um sucesso, nota máxima. Paralelo aos estudos eu estava em plena atividade com os esportes de ação. Eu pratico skate , bicicross e surf desde a década de 70. No vestibular optei pela área de humanas, comecei cursando Administração de Empresas na FMU, mas no segundo ano mudei para Comuncação Social / Propaganda e Publicidade na UNIP . No primeiro ano de universidade tive a minha primeira experiência profissional, que foi na TV Bandeirates. Comecei estagiando na central de jornalismo, recolhendo fitas na redação, gravando locuções, apoiando os operadores de VT e editores de imagem. Me deram a oportunidade de fazer um curso profissionalizante de Controle de qualidade em transmissão, recepção e distribuição em Rádio e Televisão. Curso esse que me credenciou com o registro profissional exigido pelo Ministério do Trabalho e pela Ancine para atuar como Diretor de TV e Cinema.

Fui contratado como operador de controle geral no departamento de operações do jornalismo, o Switcher Master do jornalismo. Cuidava do controle  das transmissões e recepções. Ali é o sistema nervoso central das operações do jornalismo televisivo, de onde eram saíam as matérias que veiculavam na tv, onde recebiamos matérias e sinais dos nossos links e emissoras afiliadas.  

Na sequência fui trabalhar na  finalização de uma grande produtora, a Chroma Filmes. Operava VT , fazia cópias, recebia material da telecinagem, apoiava as ilhas de edição e finalização dos filmes publicitários...nessa época estava acontecendo o início da "digitalização" nas comunicações e nas produções audiovisuais com os Videos Digitais D2 Sony, as Betacam Digitais e famosas Silicon Graphics de computação gráfica e efeitos de finalização.

Nessa época eu consegui fazer minhas primeiras expedições de surf, para o Peru, México e depois para o Hawaii. Com apoio de confecções e fábricas de pranchas eu levava bermudas e biquínis para vender nos países onde ia surfar, o que me aliviava os custos e prolongava a minha permanência. Um dos meus planos era aprender a entubar em ondas de qualidade, por isso consegui viabilizar 4 temporadas em Puerto Escondido, o Hawaii Mexicano.

Trabalhei na Coordenadoria de Video da Cia. de Saneamento Básico de São Paulo a  SABESP,  em projetos institucionais, jornalismo da TV Sabesp e desenvolvimento de filmes nas campanhas de conscientização e prevenção de acidentes no trabalho.

Trabalhei em agência de turismo como gerente de marketing, vendas de passagens aéreas e desenvolvimento de pacotes de viagem. Negociei com hoteis e companhias aéreas. Criei e produzi propagandas para rádio e revistas. Operei os pacotes de viagens, embarquei os clientes, fiz o receptivo nos destinos, acomodei nos hotéis...foi minha primeira experiência profissional internacional, depois de vender bermudas e biquinis pra bancar minhas surf trips.

Criei projeto para realizar uma expedição de surf e aventura pela Africa do Sul e Austrália. Ativei as parcerias para viabilizar a expedição e parti por seis meses nessa aventura. Passei por Cape Town , Garden Route, Jeffrey's Bay , Durban , Margareth River , Perth e Red Bluff onde morei por dois meses numa caverna no litoral desértico do Noroeste Australiano.  Na volta publiquei matérias, fiz um evento com exposição de fotos  e lançamento de vídeo com conteúdo da viagem.

Produzi o evento de lançamento do Snake Board no Brasil, um tipo de skate articulado.  Um enorme stand na entrada da Feira Nacional da Indústria Têxtil ( FENIT)  no pavilhão do Anhembi, com uma pista de skate transparente, shows com performance da equipe de atletas com luzes e som ,  área com instrutores para ensinar o público a utilizar o "brinquedo".

Na sequência produzi e apresentei o programa de variedades Generation Express na rádio Mix FM 106,3. Com notícias sobre esportes de ação , cultura, curiosidades, entrevistas e música de primeira. Todas as sextas-feiras as 18:00hs o programa teve picos de audiência comprovada, ultrapassando as rádios concorrentes do segmento.

Produzi  uma série documental na TV Cultura sobre o México, desenvolvendo pesquisa, roteiro , parcerias e  viabilizei esta co-produção com a equipe da TV no México .

Fui contratado para a gerência de marketing na indústria de surfwear Surfland, para cuidar da marca Hawaiian Dream/HD. Desenvolvi o planejamento de MKT e implementei com minha equipe as ações planejadas, desde os eventos , a publicidade, promoção nos pontos de venda, negociando e coordenando a equipe de atletas, os meetings de venda para clientes e funcionários e a  produção da nova campanha publicitária no Hawaii, foram algumas das ações que realizei na empresa. Quando me desliguei da empresa segui como fornecedor de projetos de filmes publicitários, home videos e videos institucionais.

Nessa época a internet via modem e linha discada chegava ao Brasil,  me chamaram para a Direção Artística de um portal de jornalismo chamado de Camerasports. Era a ampliação de um projeto do site Camerasurf, que trabalhava com cameras on-line nas praias, previsão do tempo e das ondas, e notícias sobre surf. Eles já tinham tecnologia israelense que possibilitava  rodar video sem plug-ins (Windows media player ou Quiktime player). Com investimento do Bank Boston no plano de negócios a empresa ganhou corpo e aumentou sua cobertura para outros esportes como : Skate, Bicicross e Mountain Bike, Off Road, Lutas , Wakeboard. Muita produção de conteúdo, em forma de texto, fotos e videos. Vale ressaltar  o grande salto que foram as transmissões de eventos on-line que produzimos. Fui produtor e diretor de cobertura on line em eventos do Circuito Mundial de Surf. Criei, vendi e produzi projetos de conteúdo customizado, ativei parcerias e participei dos projetos produzindo, textos, fotos e videos.

Nessa época a demanda por filmes publicitários no segmento de surfwear ficou intensa na grade de programação do SporTV e da ESPN.  Comecei a atender os clientes diretos, desenvolvendo a criação , produção e direção de filmes publicitários pela minha produtora independente, a Fuso Zero Filmes. Foi o período onde minha criatividade e know-how foram colocados à prova.

Paralelamente trabalhava como assistente de direção, finalizador, diretor de segunda unidade e diretor de cena em produtoras líderes no mercado de cinema publicitário como 5.6 Filmes, Cia.Ilustrada, O2 e Academia de Filmes.

Participei da formatação e início das operações da Trator Filmes como Diretor de Cena.

Também dirigi Filmes na Latina Studio, Maikai Filmes, Pigmento Filmes,  Mixer e Malabar Filmes.

Participei de inúmeras transmissões como narrador/comentarista na ESPN durante as etapas do circuito mundial de surf da WSL.

Sigo trabalhando como Diretor de Cena. Realizo trabalhos pela minha produtora independente; a Fuso Zero Filmes, e participo de projetos como Diretor free-lancer em outras produtoras.

Recentemente iniciei o projeto de um aplicativo de entretenimento e apostas para os fãs do circuito mundial de surf profissional.

O Surf Score Challenge. A idéia original está disponível no meu canal do youtube...

...a jornada continua...

Flávio Carvalho Helcias de Oliveira - Boca                   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page